sábado, 25 de abril de 2009

Ingmar Bergman



Olá queridos!

Ingmar Bergman, um nome muito significativo para o cinema mundial, diretor Suéco que fez produções de raro valor. Bergman ficou conhecido por tratar de temas como a morte, o amor, o universo feminino, Deus e a vida. Influenciado pelo naturalismo e romantismo do cinema Francês dos anos 30, foi responsável pela recuperação do prestígio do Cinema Suéco.
Um de seus filmes que ganhou fama internacional foi O Sétimo Selo, aborda o trinômio, peste, guerra e fome.
Ao fim das cruzadas um cavaleiro volta a seu lar e se depara com um grande desafio, a morte que o espreita, ele decide enfrenta-la e pede mais algum tempo de vida. A morte, claro, não cede ao pedido de sua vítima, afirma que o levará ao seu destino, então, o cavaleiro convence a algoz a ceder a um último apelo, uma partida de xadrez. O desafio tem início e entorno dele o filme se desenrola.
Décimo filme da carreira do diretor e um dos poucos filmes não realistas de Bergman. O cenário é bem rústico e em certa medida simples, a maquiagem dos personagens é impressionante e o que me chamou a atenção é que em muitos momentos podemos notar a presença de machucados ou dentes podres nos personagens, dando um tom mais realista ao filme.
Mesmo em meio ao caos, Bergman, consegue trabalhar com senso de humor, uma das cenas que mais me marcou foi o momento em que a morte serra uma árvore para arrebanhar mais uma alma.
Bem amigos, minha sugestão ao final deste post é que assistam o filme, é de grande sutileza e muito perspicaz com sua temática não menos densa!

Um comentário:

  1. Não poderia deixar de comentar sobre esse post acerca do emblemático "O Sétimo Selo", um dos filmes mais impressionantes que assisti, pela interpretação dos atores, pela caracterização dos personagens, em especial a "Morte"... Sem falar dos diálogos entre os personagens, entremeados por uma ironia que só travestia, ao meu ver, uma reflexão algo desesperada (e desesperadora!) em torno do chamado "sentido da vida"... Enfim: impressionante.

    ResponderExcluir